Saiba quais são as os principais problemas que
as empresas estão enfrentando nesse Período.
Com o início da crise do novo Coronavírus, entre o fim de 2019 e início de 2020, muitas pessoas começaram a se perguntar, receosas, o nível de impacto que uma crise de saúde teria nas empresas do Brasil, que já vinha tentando se recuperar de crises econômicas anteriores, abrindo espaço, aos poucos, para novos empreendedores entrarem no mercado e se desenvolverem. Bom, após quase 4 meses desde o primeiro caso detectado no Brasil, vivendo o isolamento social e com comércios fechados por todo o país, já são claras as diversas dificuldades enfrentadas por empresas, grandes e pequenas, para se manterem e sobreviverem a esse período tão difícil vivido pelo mundo.
Como sempre, ao se tratar de nichos de mercado, alguns setores acabaram sendo ainda mais afetados pela pandemia, como o de lazer, alimentação (bares e restaurantes), serviços voltados para turismo (agências de viagem, hotéis, empresas de aviação…), entre outros. Mas afinal, o que tem tornado tão difícil o funcionamento das empresas durante a quarentena? Esse questionamento é extremamente importante, pois em qualquer situação, é necessário que identifiquemos os problemas para, a partir daí, desenvolver as possíveis soluções.
O primeiro ponto a ser pensado é que qualquer empresa se mantém funcionando através de pessoas, sejam elas clientes ou funcionários. Quando alguma parte dessa relação entre as pessoas e a empresa não vai bem, ela terá problemas. A partir disso, pode-se pensar em dois obstáculos principais: as dificuldades financeiras que a crise da pandemia causa em boa parte da população e a dificuldade, ou impossibilidade, de contato do cliente com as mesmas. Com isso, quando a empresa não consegue vender por essas questões citadas ou qualquer outra, ela automaticamente desenvolve problemas com a outra parte da relação: seus funcionários, gerando assim, uma grande onda de desemprego no país.
Outro ponto problemático para muitas empresas é a adequação ao trabalho remoto, sendo este incentivado e necessário para o funcionamento das mesmas durante a quarentena. Essa questão tem que ser levada em consideração tanto pensando nos clientes, que agora só terão acesso aos seus serviços e/ou produtos à distância, quanto em relação aos funcionários, que terão que desenvolver o seu trabalho de maneira virtual. Com isso, muitas empresas precisaram se adaptar a um novo modelo de trabalho, agora feito virtualmente, de modo a manter o seu serviço confiável e interessante aos olhos dos clientes, além de manter seus colaboradores ativos e integrados ao trabalho nesse novo formato de home office.
Apesar de todas as dificuldades que a pandemia vem trazendo, muitas empresas tem conseguido enxergar novas oportunidades e vem se saindo melhor na luta contra a crise. Empresas dos setores alimentícios tem ampliado suas parcerias com serviços de delivery, que cresceram bastante com o isolamento social. Vários ramos tem buscado alternar a suspensão de contratos entre os funcionários, buscando evitar as demissões em massa. Empresas voltadas para produção tem investido em produtos de enfrentamento ao Coronavírus, como álcool em gel, equipamentos hospitalares, acessórios para uso pessoal de máscara, entre outros.
Essa situação toda reafirma a importância da habilidade de se adaptar para garantir a sobrevivência do empreendedorismo. Uma empresa precisa ser capaz de se vincular às novas tecnologias e de sempre buscar novas formas de alcançar o seu público, além de precisar ter um planejamento financeiro eficaz, que se torna o principal modo de análise de risco nesses momentos incertos, garantindo a possibilidade de criação de planos de ação para sanar, com antecedência, os problemas que possam surgir.