Quem somos

Em outubro de 2010 surgia a OPTIMUS Jr, empresa júnior formada para representar o curso de Controle e Automação de Processos na Universidade Federal da Bahia.

Não somente a OPTIMUS Jr se destacou com o propósito de desenvolver todos aqueles que passassem por ela mas também com o foco no sucesso dos seus clientes.

A “pequena grande” ideia nunca deixou de ser uma grande plataforma de sonhos que a cada ano que passa, cresce e cresce, mostrando a força e a voz que os nossos estudantes podem ter quando possuem as ferramentas corretas nas mãos.



“A filosofia foi se construindo de forma a ter a Empresa Junior como um modo de integração de conhecimento e pessoas, porém, a ideia ainda precisava amadurecer bastante.”

Renato Magnelli
Co-Fundador

propósito

Desenvolver nossos membros na área de automação, através da Vivência Empresarial, com foco no sucesso dos nossos clientes.

MISSÃO

Atuar com constância no mercado de automação

VALORES

Áreas de atuação

Automação residencial (domótica) é uma tecnologia recente que permite a gestão de todos os recursos do ambientes de forma prática e intuitiva. O termo “domótica” resulta da junção da palavra “domus” (casa) com “robótica” (controle automatizado de algo). É este último elemento que rentabiliza o sistema, simplificando a vida diária das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança.

Business Intelligence se trata do uso de dados visando análise e monitoramento para melhor panorama do seu negócio. Utilizamos do dashboard, ou painel de bordo, para fazer o controle de resultados tendo como objetivo a gestão dos mais diversos tipos de variáveis, sejam elas voltadas para estratégia, finanças, vendas, etc.

A área de Engenharia é muito extensa e complexa, possibilitando inúmeras possibilidades que desafiam o limite da criatividade. No âmbito da automação não é diferente. Na verdade, é de onde surgem as mais diversas ideias. Visando atender as necessidades, muitas vezes não voltadas para serviços específicos, a OPTIMUS Jr desenvolve projetos voltados para a análise de determinados tópicos, tais como Documentação Básica, Consultoria e Estudos de Viabilidade que envolvam a área de automação e controle.

O sistema de supervisão e aquisição de dados ou scada, composto por ferramentas para monitoramento de processos, coleta informações de equipamentos de aquisição de dados presentes na rede de dados (como sensores de temperatura), os analisa, manipula, armazena e apresenta ao usuário, em uma interface gráfica em tempo real. Esses sistemas são capazes de monitorar o processo e suas variáveis, analisar riscos, anormalidades, gerar alarmes, relatórios de falhas, informações logísticas, entre outros.

O CLP, Controlador Lógico Programável tem como principais funcionalidades a automatização de sistemas elétricos, sejam eles prediais ou residenciais, como controle de temperatura do ambiente, controle de iluminação, monitoramento de consumo de água, entre outros. Nosso papel é analisar qual processo será automatizado, gerir a melhor forma para que isso aconteça e programar o CLP para que ele controle todo o processo da forma mais favorável possível.

As soluções permeiam na ideia de desenvolver a possibilidade de resolução de problemas utilizando conceitos de automação. O surgimento de obstáculos no seu negócio podem ser facilmente resolvidos através de ideias inovadoras, que correspondam a rendimento, produção ou economia.

EXPLORE MELHOR NOSSOS SERVIÇOS!​

Conheça NOSSO PORTFÓLIO!

ex-membros da optimus


"Tive a oportunidade e o privilégio de usufruir a OPTIMUS Jr. por mais de 3 anos e o crescimento é mútuo. Toda a responsabilidade e experiência com gestão e a entrega de projetos para clientes que confiam no nosso trabalho sem dúvida são especiais e são o legado que a empresa deixa para mim e deixo para a empresa."

João Queiroz
Presidente em 2019

entre em contato!

Fale conosco, responderemos em menos de 24 horas!

×